sábado, 7 de outubro de 2017

DESENHO E FOTOGRAFIA (5)


Tal como no cinema, a sequência do meu trabalho não é linear e não é feita segunda a ordem numérica crescente; ou seja, posso estar a trabalhar na página 10 sem estarem feitas as páginas 50, 70 ou 80. Lá está, é a minha apetência e disponibilidade para cada assunto, não forçando o trabalho quando a engrenagem emperra numa determiada sequência.
Curiosamente, ao contrário de outros autores (pelo que me é dado a saber), não faço planificação. Todo o trabalho, do princípio ao fim, está na minha cabeça - por vezes, faço os ligeiros apontamentos ou grafismos de suporte - mais nada.Como o caso que aqui trago em apreço, trata-se de uma modificação e ampliação de uma BD publicada há uns anos, o que me facilita as coisas e me desocupa a memória com o enredo e afins.
É o caso das duas páginas acima. Pessoa é referido no anterior trabalho numa só vinheta, repartindo-a com o Padre António Vieira; aqui, neste, já tem mais abertura para falar através de balões (texto que corresponde aos seus escritos).
Na medida do possível, procuro deixar os fundos de acordo com a época e atinentes à situação e à personagem: é o caso do café Martinho da Arcada (com o piso diferente do actual e sem alcatrão e pinos); é o caso da imagem de Pessoa a passear de gabardina, retirada de uma foto, a preto, no Chiado. Depois, como se fosse atrás dele, gravo-o na cercania da primeira vinheta, com a Praça do Comércio e o Arco da Rua Augusta, ainda que só apareçam parcialmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.