quarta-feira, 19 de abril de 2017

CONTOS DE AMOR E DRAMA - NOVOS VOLUMES


Depois da publicação dos 2 primeiros volumes, cada um com 206 páginas, tenho prontos para a gráfica os 3º e 4º volumes com 206 páginas.
A capa do 4º volume, para alertar os que menos atentos poderão estar aos meus post's, possui o desenho que eu inseri na contra capa do meu mais recente romance policial. A razão é simples: neste quarto volume está o conto que deu origem ao romance, com a mesma passagem que a capa ilustra.
Deste quarto volume reproduzo o prefácio.

PREFÁCIO

 Este é o quarto volume da série de contos que eu fui publicando ao longo do tempo, em revistas e em jornais, com alguns inéditos e outros retirados a obras que não cheguei a dar ao prelo.
Neste livro consta um conto de género policial – muitos preferem dizer policiário – que é um dos inéditos inicialmente proposto para um romance e que transformei num conto, que tem por título “Um Caso de Adultério”, amputando e corrigindo grande parte da ação.
O Conto “A Bandoleira” é baseado numa figura real, recolhida na imprensa da época e que eu decidi trazer aqui embrulhada em ficção.
A maioria dos contos continua a provir desse manancial que produzi durante mais de um decénio, a pretexto de novelas românticas, para uma revista feminina com certa regularidade, de tal forma que foram publicados 138 contos ou histórias de amor, em outros tantos números daquela revista, então uma das de maior tiragem no País, com uns invulgares 400.000 exemplares de tiragem, em média, por semana. Acontece que, a este volume, resolvi trazer o primeiro com que encetei essa colaboração, em dezembro de 1990 e a que dei o título de “Aconteceu no Egito”.
“A Bruxa” faz parte de um original inacabado, que pretendi dedicar a uma figura lendária: o João Tição da Fonseca, guerreiro português do séc. XII, enquanto “O Crime de Ana das Dores” foi um capítulo que resolvi expurgar ao meu livro publicado com o título “O Padre Costa de Trancoso”, que vai na 5ª edição.
Hão de reparar que há oito contos que têm como protagonista um narrador na primeira pessoa. Isso não quer significar que seja eu, autor, a narrar factos da minha vida ou que tivessem acontecido comigo, nem que esse “eu” respeite a uma única personagem que se repete nessas oito narrativas. No entanto, dizer que eu, o autor, não se identifica com aquele ou aqueloutro personagem, é extirpar de mim aquilo que eu sou, quer na ousadia, nas circunstâncias e na liberdade que eu fruo no dia a dia como cidadão e como pessoa.
Já escrevi romances, ensaios, monografias, estudos históricos e regionalistas, mas nenhum me deu e dá tanta amplitude criativa como este género de literatura que agora vos apresento. Trago para o palco da obra muitas dezenas de personagens que se ficam pelo compartimento do título onde gravitam, mas dou-lhes a liberdade de questionarem o autor: ou porque as destrato; ou porque evidencio os seus defeitos; ainda porque as faço sofrer (o que também me dói); finalmente porque coloco um fim inesperado, imprevisto e, quiçá ainda, em contrassenso. Há ainda a considerar que, no conjunto dos volumes publicados e a publicar, percorro todos os continentes da Terra, incluindo os oceanos, com povos e costumes, sítios e gastronomia de cada uma das regiões, o que me levou a uma constante busca em revistas especializadas para colher dados que, de outro modo não teria, uma vez que, ao contrário das minhas personagens, nunca lá pus os pés.
Apesar de num ou noutro caso ter como “chave” ou “semente” da ação algumas situações reais e figuras que as desempenharam, tive o cuidado de alterar o que me deu na real gana modificar, de sorte que em nenhum deles pode existir cotejo com eventuais situações ou pessoas reais.
Repito ainda o que disse nos anteriores três prefácios. Para esta recolha, optei eu próprio por ilustrar todos os contos, desenhando os pórticos um por um com base no escrito e na ação. O mesmo fiz com a capa, naturalmente ilustrada com a imagem de pórtico de um dos trabalhos, escolhida e colorida aleatoriamente.
                                                                                                                                         Santos Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.