terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

D. AFONSO HENRIQUES E D. EGAS MONIZ


O Luiz Beira telefonou-me hoje para me falar de D. Afonso Henriques. Curiosamente, ontem tinha recebido um convite para participar, com um trabalho, numa exposição sobre este nosso primeiro rei.
Ora, o Luiz Beira, que recentemente fez uma doação à Biblioteca Municipal de Viseu de mais de 10.000 obras de banda desenhada (de entre as quais, cerca de 6.000 álbuns - ver notícia em http://bloguedebd.blogspot.pt/2017/02/foi-bonita-festa-pa.html), ao saber que eu tinha feito um trabalho sobre a figura da do rei, ficou interessado neste álbum, o qual certamente não fará parte - pelos vistos - da colecção doada.
É um álbum que realizei - vai para 15 anos - para uma editora, a qual entregou a obra à Câmara Municipal de Lamego, entidade que a encomendou. Sei que a tiragem foi generosa e não sei se há exemplares disponíveis. Eu não tenho!
O título é "D. Egas Moniz, o Aio", e retrata a infância de D. Afonso na companhia do seu aio D. Egas Moniz em Britiande (Lamego). Percorre parte da infância do que viria a ser rei, designadamente aquele episódio que é muito conhecido como o "milagre de Cárquere", que curou o rei de um aleijão de nascença e que o impedia de andar.
Como tenho o meu exemplar, quase dei cabo dele para tentar passar algumas pranchas ao "scanner", com a dificuldade acrescida de o álbum ser ligeiramente superior a A4.
De qualquer forma, segue uma vinheta (acima) e três pranchas do episódio com o javali, bem como uma outra com o rei já adulto em combate contra os Trava e a mãe.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.