segunda-feira, 19 de setembro de 2016

A IMAGEM REPARTIDA


A imagem que se vê acima foi feita há 32 anos para uma monografia que eu fiz com o João Portugal - "Aguiar da Beira, A História, A Terra e as Gentes" e repetida em outra monografia, que fiz a solo para o mesmo concelho, há  7 anos - "Aguiar da Beira -Monografia".


Só que, como se vê a seguir, essa imagem de cima foi recortada de outra onde também se viam uma idosa e uma jovem loura.
A explicação do recorte tem a ver com a utilização, há 19 anos, da imagem (ela própria recortada) da idosa e da jovem para a capa da 2ª edição de um outro livro, desta feita intitulado "Lendas Trancosanas", conforme a terceira imagem exposta.
Esta imagem repartida, com origem numa aguarela minha de 1984, para ilustrar uma lenda - "A Fraga do Medronheiro" - serviu assim para ilustrar duas monografias (uma de 1985 e outra de 2009) para, parcialmente figurar num outro trabalho meu, na capa.


Com isto quero dizer que a "saga" desta minha ilustração não fica por aqui, pois já estou a pensar levar à contracapa de outro trabalho a publicar, o recorte do queijeiro que se vê acima.
Não podia eu ter feito outras ilustrações? Podia, claro que podia. Mas deu-me para aqui, uma vez que decidi sobre obra da minha autoria e segundo o meu gosto espontâneo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.