segunda-feira, 9 de maio de 2016

BD's REGIONALISTAS


A propósito de um comentário colocado num "post" anterior por um Leitor deste blog, residente em Leiria - que agradeço e a que tive a grata oportunidade de responder - veio a lume da memória uma série de lendas das Aldeias Históricas que tive a oportunidade de executar (não estando, porém, o trabalho concluído, porque entretanto gorou-se o interesse de quem fez a encomenda), sendo que uma delas envolve a Aldeia do Piódão (que se situa perto da aldeia do Leitor).
É um trabalho que fiz com gosto , como o faço com qualquer outro em que me empenho, mas o facto de continuar inédito não me constrange, porque só o exercício do desenho e do texto ma dá gozo, mesmo que fique na gaveta. 

Quero entretanto esclarecer que o caso de ter o trabalho por publicar, não significa que o queira entregar para esse efeito, porque não ando atrás de editoras, como também não aceitarei "encomendas" com as características desta. Se o quiser editar, edito eu, mando imprimir e distribuo, tudo sob o meu risco e responsabilidade, como aliás o tenho feito com outras obras.


Sou muito independente no que toca aos meus trabalhos. Se é certo que muitos deles saíram a lume com chancelas de editoras "mainstream" ou em semanários, outros tantos e os mais que vierem estão por minha conta.


Daí o deixar publicadas algumas vinhetas a granel, não necessariamente seguidas, relativamente à lenda do Piódão, bem como a vinheta inicial da lenda de Monsanto, porque o trabalho englobava, como disse, todas as doze Aldeias Históricas de Portugal.
Curiosamente, sobre o trabalho que executei (repito, por encomenda mas sem contrato prévio) e não levado ao prelo pelo projecto, dei uma entrevista no Sabugal à RTP 1, com a apresentação de algumas pranchas em A3, na altura em que foi o mesmo apresentado aos municípios abrangidos e às escolas das mesmas áreas.
Sobre isto já disse tudo, porque mais não digo nem quero dizer. E garanto que, tentado para novo projecto deste âmbito, tratarei de apresentar uma rotunda recusa; só não direi irrevogável porque o vocábulo, nos dias de hoje, parece ter perdido o seu significado.
Agradeço ao Leitor o ter proporcionado esta memória, que agora partilho.




2 comentários:

  1. Viva, boa noite
    "Presunção e água benta cada um toma a que quer". E este ditado aplica-se bem ao que senti quando publicou estas páginas em que fala do Piódão. Muito obrigado.
    Luciano Mendes

    ResponderEliminar
  2. Olá, Luciano

    Tenho uma costela regionalista e não propriamente circunscrita a uma determinada região, pelo que todo o território português me encanta.
    Para levar a sério o ditado, que tão bem citou, no meu caso e para a presunção, não haveria água benta que chegasse.

    Também lhe agradeço a sua atenção.

    Santos Costa

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.