quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

"A VIAGEM DO ELEFANTE" de JOÃO AMARAL

Trago hoje a este meu blogue um livro que considero de grande valia, por três razões e mais uma.
As três razões são: é uma obra que aborda um tema histórico, tanto do meu agrado; ter sido escrita pelo maior escritor português contemporâneo, que também é do meu agrado; ter sido adaptada e desenhada pelo execelente desenhador e autor de Bd João Amaral, que igualmente me agrada ler e ver mais uma vez. A outra razão, a "mais uma", prende-se com o facto de que é a primeira vez que José Saramago tem um livro seu adaptado a Banda Desenhada em Portugal (e possivelmente no resto do mundo).
Não faltou coragem ao João, para decidir esta adaptação, que mereceu elogios da Pilar, porquanto é uma obra exigente em termos de pormenores de época, que ele soube respeitar.



Não tenho qualquer dúvida de que "A Viagem do Elefante", em boa hora aproveitada pela Porto Editora, nesta versão, trará mais leitores para a obra de Saramago, assim como trará mais apetência de leitores para a Banda Desenhada.
O João é um Autor com grande capacidade de trabalho, que alia a simplicidade de comunicação, a amizade, a mestria com que elabora as vinhetas, o tratamento da cor e tudo o mais que consta da sua obra, de que esta constitui um dos expoentes, a uma bonomia e disponibilidade que nos garante que é um grande entre os grandes autores contemporâneos portugueses.
Mas não é só isso. É um autor dedicado à Banda Desenhada, presente em certames e lançamentos (de que o do meu livro é exemplo), acompanhado da esposa, a Cristina Amaral, que é uma excelente fotógrafa e, naturalmente, um apoio sempre necessário a quem dedica muito tempo a esta arte.



 
 
É um álbum com certa envergadura, essencial numa estante; direi que é uma excelente hipótese para quem o adquirir, para si, pensar também em aproveitar o ensejo para adquirir outro ou outros exemplares para oferta a amigos e familiares.
Tenho o grato prazer de deixar este post, porque o João não é um concorrente, mas um bom amigo e um bom companheiro de jornada nestas artes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.